Metódo LOCS – Um Guia para sua compra ser feita com segurança e tranquilidade.

Elaboramos um Método Exclusivo para ser aplicado na compra dos imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida. Trata-se do LOCS. Sua aplicação é muito simples. LOCS é a abreviação das seguintes palavras:

De início, você já pode estar pensando porque a localização vem antes do orçamento, mas vamos com calma; mais a frente explicaremos.

LOCALIZAÇÃO:

Esta primeira fase de aplicação do Método consiste no reconhecimento de quais imóveis que podem ser enquadrados no Minha Casa Minha Vida existem na cidade em que deseja residir. Consulte nosso Portal na opção de busca por cidade. Depois visite o máximo de stands de venda que puder, priorizando aqueles que possuam apartamento decorado. Uma dica importante: recomendamos não fechar a compra ainda nesta fase inicial de descoberta dos empreendimentos; temos certeza que haverá propostas que o farão pensar em já assinar o contrato, mas tenha cautela pois ainda estamos criando nossa tabela de opções.  Crie uma tabela similar ao modelo abaixo, completando o máximo de colunas que for possível.

Registre o endereço, o nome do empreendimento e o status em que se encontra (Lançamento, Construção e Pronto para morar). O status de lançamento seria a fase inicial em que a construtora, na maioria das vezes, está buscando garantir a venda mínima de unidades para obter o financiamento da obra e/ou continuar com o empreendimento. Se já houver as indicações de preço no site, também anote-os. Em cada visita, já solicite também o número de registro da incorporação do empreendimento, pois o Construtor somente pode comercializar os imóveis se o possuir .

ORÇAMENTO:

Agora você deve simular como será o seu novo custo de vida para cada empreendimento. Responda a seguinte pergunta: quais custos irão aumentar e quais custos irão diminuir ? Nesta fase, é importantíssimo que você esteja bem assessorado. Quanto mais informações você tiver, mais precisa será o seu orçamento. Sugerimos responder cada pergunta listada abaixo para cada empreendimento que você consideraria adquirir um imóvel. As perguntas irão variar conforme o Status do Empreendimento – Lançamento, em obra e pronto para morar.

  • Quanto devo dar de entrada mínima ? Quanto deverá ser a parte á vista e a parte parcelada ? Qual o índice que vai corrigir minhas parcelas (se houver) ?
  • Quando vou concluir o financiamento junto ao Banco ? Será durante a obra (repasse na planta) ou após a construção ? Se durante a obra, qual será o valor da parcela ? E depois da obra, qual o valor da parcela ?
  • Quais os custos que terei para obter o financiamento , como taxas cartorárias, ITBI, banco e etc.? Em que momento precisarei ter estes recursos ?
  • Quais será meus novos custos de transporte, alimentação, energia, água, condomínio, entre outros ?

COMPRA:

É chegado o momento da decisão, e os passos anterior servirão de parâmetros para sua escolha.

Se em todos os casos, você percebeu que sua renda não irá comportar seus novos custos mensais, não conclua a negocição nesta condição. Você sabia que a maior causa de distratos/cancelamentos dos contratos do Programa Minha Casa Minha Vida ocorrem por um grau alto de endividamento do comprador, que não previu seus novos custos ?

Agora, se você constatou que um ou mais Empreendimentos “cabem no seu bolso”, chegou a grande hora! Estando os valores próximos, decida por aquele que você mais gostou. Entretanto, aqui vão as dicas das ações que você deve tomar:

  • Pesquise sobre a reputação da empresa;
  • Solicite a comprovação do registro da incorporação imobiliária;
  • Leia cuidadosamente a Minuta do Contrato e seus anexos;
  • Busque esclarecer todas as suas dúvidas;
  • Guarde todos os documentos e materiais publicitários que teve acesso;
  • Contrate, se possível, a assessoria de um profissional especializado;

SATISFAÇÃO:

Agora que você formalizou a sua compra, chegou a hora de comemorar e já ir pensando na decoração. Entretanto, apesar de um ser um período de satisfação, você deve ter uma atenção especial para acompanhar o prazo e a qualidade do seu imóvel, se a obra está dentro do cronograma combinado e na qualidade prometida. Afinal, não poder mudar na data programada causa frustração e até perdas financeiras. Por isso,  acompanhe a obra de perto, e quando liberado, faça visita nas unidades. Estando o imóvel pronto, antes de preparar a mudança, verifique junto ao construtor qual será a data oficial da entrega da sua unidade. Não esqueça de já ir fazendo sua reserva financeira para os custos que poderão haver na entrega.

Desejamos uma boa compra!

Acesse nossas redes sociais.

InstagramFacebookYoutube

Pessoas/fotos criado por freepik – br.freepik.com

Voltar para o topo
Somos o único portal imobiliário que busca oferecer ao USUÁRIO imóveis que se enquadram em programas de incentivo à aquisição de moradia. Apresentamos uma linguagem moderna e acessível de forma que sua experiência pela busca da casa própria seja a mais prazerosa possível. Atualmente, o programa governamental de maior expressão nacional é o MCMV – Minha Casa Minha vida. Priorizamos anunciantes que possuam o selo do programa. Entretanto, isso não exclui a possibilidade de incluirmos anúncios que julgarmos aplicáveis a nossa atividade.